quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aecio inaugura em Belo Horizonte o PLUG MINAS




Centro de formação e experimentação digital vai capacitar jovens mineiros em
novas tecnologias aplicadas a atividades ligadas às artes e gestão de negócios


O governador Aécio Neves inaugura, nesta quarta-feira (17/06), o Plug Minas, um centro de formação e experimentação digital para jovens com idade entre 15 e 24 anos matriculados na rede estadual de ensino. Os estudantes serão capacitados para usar a mais avançada tecnologia da era digital aplicada em atividades ligadas às artes e à gestão de negócios, numa concepção inovadora de formação e qualificação profissional no país. O Plug Minas foi criado para aumentar as chances de trabalho e participação dos jovens mineiros na sociedade.
O centro foi instalado em uma área de 67 mil metros quadrados no bairro Horto, onde funcionou a antiga Febem. O Governo de Minas está investindo R$ 15 milhões nas obras de reforma, ampliação e modernização dos 15 prédios que existiam no terreno e que agora passam a abrigar os núcleos de atividade do Plug Minas.
Cada núcleo dará prioridade a uma área específica da cultura digital. Os jovens terão livre acesso à internet e chance de aprender a usar ferramentas da web na produção de vídeos e áudios. Eles terão aulas de design gráfico e de empreendedorismo voltadas para os desafios da micro e pequena empresa no mercado virtual. Aprenderão também cenografia, som e iluminação digital usados no teatro, na dança e em espetáculos musicais.

Primeiros núcleos
O primeiro núcleo a entrar em atividade é o Valores de Minas, que desenvolve oficinas de artes desde 2005 e passará a contar a partir de hoje com toda a estrutura do Plug Minas. Hoje começa a funcionar também no Plug Minas o projeto especial Micronações, que trabalha junto aos jovens noções de identidade, valores, símbolos e nação. No segundo semestre será instalado a Oi Kabum!, Escola de Arte e Tecnologia, oferecendo formação em linguagem multimídia. A Oi Kabum! tem a parceria da Oi Futuro.
Este ano o Plug Minas atenderá mil jovens e a expectativa é que o público beneficiado chegue a 8 mil à medida que novos núcleos forem implantados. Os núcleos serão mantidos por parceiros do Governo de Minas na iniciativa privada. Já assinaram convênio Oi Futuro, Instituto Unibanco, Sebrae e Instituto Cultural Sérgio Magnani, responsável pela gestão operacional do Plug Minas. O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) é parceiro no núcleo Valores de Minas.

Como participar
No primeiro ano de atividade as vagas nos núcleos do Plug Minas foram abertas para estudantes das escolas participantes do programa Escola Viva, Comunidade Ativa, do Governo de Minas. As inscrições serão sempre realizadas ao final de cada ano letivo. O aluno interessado deve preencher ficha de inscrição, disponibilizada na própria escola. No caso de alunos menores de 18 anos, a inscrição deve ser acompanhada por uma declaração dos pais ou responsáveis legais, concordando com sua participação no projeto.
A seleção dos candidatos será feita pela Comissão de Seleção do Plug Minas, formada por educadores e professores que atuam nos núcleos. Os alunos farão avaliação escrita de conhecimentos gerais, com ênfase em conteúdos relacionados à cultura digital. Os aprovados passarão por uma entrevista individual.
Os selecionados devem fazer matrícula até meados de fevereiro do ano de sua participação. Cada aluno poderá participar de apenas um núcleo por vez, otimizando a quantidade de jovens atendidos pelo Plug Minas.

Valores de Minas
O Governo de Minas lançou o Valores de Minas há quatro anos em parceria com o Servas e o programa vem se consolidando como uma das ações de maior êxito voltada para jovens. A proposta é oferecer capacitação artística a alunos de escolas estaduais nas áreas de teatro, circo, dança, música e artes plásticas. Funcionando como núcleo do Plug Minas novas possibilidades se abrem para os jovens, como por exemplo, a oportunidade de aprenderem iluminação digital para usarem nos espetáculos que montam e exibem ao final de cada ano. Em 2009, o núcleo Valores de Minas está atendendo a 570 jovens.

Micronações
O projeto Micronações atende 140 estudantes de quatro escolas estaduais localizadas na Zona Leste de Belo Horizonte. Ao longo do ano, os estudantes criaram 30 bandeiras, cada uma representando um bairro da região, que foram reproduzidas por costureiras e bordadeiras do bairro Alto Vera Cruz e do Grupo Cultural Meninas de Sinhá. Com o Plug Minas o projeto entrou no universo digital. Os alunos criaram um jogo para a internet que tem como base as bandeiras por eles criadas.

Oi Kabum!
A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia entra em atividade no segundo semestre, atendendo 100 aluno e oferecendo cursos de desing, computação gráfica, vídeo e fotografia nos mesmos moldes das unidades já em atividade no Rio e em Recife. A escola conta com os mais modernos equipamentos e usa métodos inovadores de educação, profissionalização e mobilização dos jovens. Os estudantes formados pela escola terão chances de integrar a Kabum! Novos Produtores, agência de comunicação que também funcionará no Plug Minas, prestando serviços no campo de tratamento da imagem.
Para 2010, mais dois novos núcleos estão previstos: o núcleo de Empreendedorismo Juvenil e o Amigo do Professor que, juntos, vão atender 1.020 jovens e educadores.

Amigo do Professor
O núcleo Amigo do Professor tem a parceria do Instituto Unibanco. Trata-se de um laboratório onde o professor poderá testar e divulgar conceitos, métodos e tecnologias inovadoras aplicadas à educação. Serão atendidos 840 professores em atividades presenciais. Outros professores poderão participar por meio das redes virtuais.

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil
O núcleo de Empreendedorismo Juvenil tem o Sebrae como parceiro e o objetivo é formar jovens na área de gestão de empresas. O núcleo atenderá 180 jovens e desenvolverá o projeto “Empresa Simulada”, um laboratório que visa preparar o aluno para desafios da administração da micro e pequena empresa no mercado virtual.

Outros núcleos
Outros núcleos serão instalados à medida que novas parcerias forem firmadas. Um desses núcleos é o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Plug Minas. O CVT é um projeto do Governo de Minas em parceria com a União que tem o objetivo de facilitar acesso gratuito ao computador, promovendo a inclusão social e ao mercado de trabalho. Já foram inaugurados 41 Centros Vocacionais Tecnológicos em Minas.
O CVT está sendo adaptado para tornar-se um núcleo do Plug Minas voltado para a qualificação de professores da rede pública de ensino na área de informática e de jovens no ensino de idiomas on line, com a criação do Laboratório de Culturas do Mundo.
Outros projetos que deverão ser instalados no Plug Minas são a Academia de Esportes Virtuais, os núcleos de Criação e Design, das Cidades, Arte e Tecnologia, Caminhos do Futuro e um núcleo de formação de jovens na área de desenvolvimento de jogos digitais em parceria com a PUC Minas.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/

Um comentário:

  1. enfim, o Governador deu um sentido que vale a pena pra aquela tristeza que pairava sobre aquele lugar.....

    ResponderExcluir