sexta-feira, 19 de junho de 2009

BH teve queda de 23% em casos de furto e roubo de veículos


O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e a Delegacia Especializada de Investigação de Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DEIFRVA) divulgaram, nesta quinta-feira (18), uma queda de 23% no número de ocorrências de furtos e roubos de veículos verificada em Belo Horizonte. O dado refere-se à comparação entre os anos de 2007 e 2008. Na ocasião, foram apresentados também os dados referentes ao primeiro trimestre deste ano

Os números levantados pela Polícia Civil foram consolidados pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Em 2008, a DEIFVRA registrou 5.962 furtos/roubos de veículos na capital. Desse total, 1.289 ou 22% ocorreram na região Noroeste; 1.242 (21%) na região Sul; 1.161 (19%) em Venda Nova; e 719, o equivalente a 12% na região Leste.

De acordo com a pesquisa realizada pela Delegacia Especializada, a incidência deste tipo de delito teve uma redução de 23% no ano passado comparado a 2007, quando foram computados 7.801 casos. Do total registrado em 2008, 27% foram tipificados como roubo e 73% como furto. Os dados revelaram ainda que veículos fabricados entre 1991 e 1999 despertam mais interesse dos criminosos, correspondendo a 2.152 ou 36% das unidades roubadas ou furtadas.

Veículos fabricados entre 2005 e 2008 correspondem a 27% do total subtraído, seguido dos fabricados entre 2000 a 2004 (1.374) e dos produzidos até 1990, com 840 unidades. Muitos proprietários acreditam que o fato de veículos antigos circularem menos na capital os torna menos visados. Porém esses carros são roubados ou furtados para desmanche.

Durante a abertura da coletiva, o chefe do Detran-MG, delegado Oliveira Santiago Maciel, destacou que o trabalho integrado de investigação e repressão, desenvolvido com a Polícia Militar e demais unidades especializadas, é responsável pelo impacto positivo nos índices de repressão à criminalidade.

Uma pesquisa detalhada, com gráficos e tabelas, revelou o número de ocorrências por região, horário, dia da semana, cor, ano de fabricação e modelo de veículo. Informações sobre inquéritos instaurados, prisões em flagrante, veículos com suspeita de clonagem e as principais operações realizadas pela DEIFRVA também foram abordados pelo titular da Delegacia Especializada, delegado Ramon Sandoli de Aguiar Lisboa.

Para que o roubo e furto de veículos diminua ainda mais, Sandoli orientou os proprietários a ter mais atenção ao parar em determinados locais, observar se não há objetos à vista no interior do veículo, evitar estacionar em locais muito escuros e, caso possível, realizar a instalação de dispositivo de segurança.

Ele afirmou que a grande concentração de comércio, escolas, residências sem garagem e vias de acesso rápido às rodovias são fatores que posicionaram a região Noroeste em primeiro lugar no ranking de ocorrências. A redução deste tipo de delito na capital, por outro lado, se deve à política de enfrentamento à criminalidade que privilegia o uso da inteligência, adotada pelo sistema de Defesa Social.

Em 2008 foram instaurados 424 inquéritos policiais na DEIFRVA, relatados outros 545 e lavrados 221 Autos de Prisão em Flagrante Delito. A unidade, que atendeu 3.183 pessoas e realizou 1.453 oitivas, fez 1.455 vistorias em veículos, no período de maio a dezembro do referido ano.

O índice de recuperação de veículos também foi positivo, em 2008, comparado ao ano anterior. Um total de 3.338 veículos foi recuperado, contra 818 registrados em 2007. O número equivale a um aumento de 308%. O titular da DEIFRVA atribuiu a evolução à criação do Pátio Seguro, que garantiu agilidade no processo. “Através do vínculo criado com a Delegacia, o veículo recuperado é encaminhado ao pátio, vistoriado e restituído ao dono o mais rápido possível”, contou. No site http://www.patioseguro.com.br/ é possível cadastrar o veículo roubado ou furtado e acompanhar a consulta de apreendidos. Caso o veículo esteja no pátio, o proprietário pode se identificar para que a Central de Atendimento entre em contato e o oriente sobre os procedimentos para a retirada.

Outra modalidade de crime que mereceu atenção da delegacia especializada foi a clonagem. Cerca de 860 casos de suspeita de clonagem na capital já foram registrados até o momento. De acordo com Ramon Sandoli, cerca de 70% das autuações desses veículos são referentes a infrações cometidas fora de Belo Horizonte, inclusive em outros estados. O delegado afirmou que este é um dos principais fatores que deve chamar atenção do proprietário para registro da ocorrência de suspeita de clonagem. “Personalizar o veículo com adesivos ou algum detalhe é um dos cuidados que os donos podem ter para que a identificação seja realizada mais facilmente”, sugeriu.

Primeiro Trimestre 2009

Nos três primeiros meses do ano, 1.527 veículos foram roubados/furtados em Belo Horizonte, contra 1.584 ocorrências registradas no mesmo período em 2008. O comportamento observado durante esses meses reflete tendência de redução, verificada em 2008. Apenas em janeiro deste ano, o número de veículos roubados/furtados (503) superou as ocorrências de 2008 (438). Em fevereiro e março, foram registrados 477 e 547 casos, números ligeiramente inferiores aos de 2008, 575 e 571, respectivamente. A recuperação de veículos roubados/furtados, por sua vez, apresentou queda com o registro de 654 veículos contra 842 recuperados no ano anterior.


Esta matéria pode ser acessada também no seguinte link: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=26359

Nenhum comentário:

Postar um comentário