quarta-feira, 17 de junho de 2009

Índice de criminalidade violenta em Governador Valadares reduz em mais de 30%

Os índices de criminalidade violenta (ICV) da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP/ Governador Valadares) apresentaram queda significativa no período entre 2006 e 2009. A redução coincide com a data da implantação da metodologia de Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp) no município. Nos meses de janeiro a maio de 2007 a redução chegou a 13,88%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em 2008, a diminuição chegou a 18,43% em relação a 2006. Já em 2009 foi ainda maior, com queda de 31,6% também em comparação com 2006. Entre os crimes violentos, destaca-se a redução no número de homicídios, que baixou cerca de 50% de 2006 para 2008.

Os números foram apresentados nesta terça-feira (16), segundo dia do Seminário Regional da 8ª Região Integrada de Segurança Pública, realizado em Governador Valadares, no Leste de Minas. Para a superintendente de Integração da Secretaria de Estado de Defesa Social, Geórgia Ribeiro, a tendência é de queda da criminalidade à medida que as polícias vão se familiarizando com a política de integração proposta pela Seds. “A redução no número de homicídios reflete bem isso. Trata-se de uma meta do Igesp que foi cumprida. O objetivo agora é estender essa experiência para o enfrentamento do tráfico e crimes contra o patrimônio”, afirmou a superintendente.

O comandante da 8ª RISP, coronel Cícero Nunes Moreira, já estuda estratégias para combater estes crimes. “As ações incluem treinamento de analistas criminais, organização dos serviços de prevenção, mapeamento de gangues nas chamadas zonas quentes de conflito e um número maior de reuniões com a polícia civil para discutirmos o problema”, antecipa Nunes.

Integração

O chefe da Polícia Civil de Governador Valadares, Paulo Dettogni, lembrou que somente em 2009 foram concluídos e encaminhados 1.375 inquéritos policiais à Justiça. “Temos feito um trabalho integrado com a PM e obtido excelentes resultados. Mais de 1.300 inquéritos concluídos é um número significativo”, disse.

Também inserido no contexto de integração, o comandante do Corpo de Bombeiros do município, major Primo Lara de Almeida Júnior, disse que o trabalho da corporação avançou muito após a implantação do Igesp. Ele anunciou novidades para as ações dos bombeiros. “Implantação de pontos de base em locais de maior índice de acidentes durante feriados prolongados, realização de palestras e medidas de incentivo à formação de novas brigadas para auxiliar vítimas de acidentes com primeiros socorros até a chegada dos bombeiros são itens que estão sendo preparados”, ressaltou.

A aproximação com o poder judiciário também foi ressaltada pelos representantes da RISP como ferramenta de combate à criminalidade. “Temos a responsabilidade de cuidar do povo de Governador Valadares e faremos isso de forma melhor se trabalharmos juntos. Somos diferentes, mas podemos ter objetivos comuns, cada um no seu papel, mas atuando de forma conjunta”, afirmou o coronel Cícero.

Após a apresentação dos representantes da RISP, o público presente participou de uma mesa temática sobre o enfrentamento do homicídio no município e, em seguida, assistiu palestra sobre os fundamentos e pressupostos do modelo Igesp. O encerramento do evento acontece nesta quarta- feira (17), com mesas temáticas sobre conceitos e operacionalização da metodologia de integração.


Esta matéria pode ser acessada também no seguinte link: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=26293

Nenhum comentário:

Postar um comentário