segunda-feira, 8 de junho de 2009

Minas investe na integração com polícias de São Paulo, Goiás e Mato grosso do Sul

Promover o alinhamento de estratégias para o enfrentamento do crime em municípios que fazem fronteira com outros estados. Este é o objetivo do 1º Encontro de Comunidades de Fronteira (Ecof Minas), iniciado nesta quinta-feira (4), em Iturama, no Pontal do Triângulo Mineiro, que contou com a presença maciça de autoridades e comandantes das polícias dos quatro estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

“Minas Gerais está cravada no coração do país. Desfruta das virtudes de fazer fronteira com um número tão grande de estados, mas também sofre as conseqüências desta localização geográfica”, destacou o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, na abertura do evento realizado na Câmara Municipal de Iturama.

Para isso, estão previstas ações que, dentre outras, visam estimular a comunicação e a troca de informações entre os policiais desses estados. “A integração das polícias deu certo em Minas Gerais, agora precisamos expandir este modelo investindo na comunicação com corporações de outros estados. Esse encontro é um ponto de partida para o início deste trabalho conjunto”, afirmou o idealizador do evento e comandante da 5ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Flávio Aquino.

Experiência mineira

De acordo com Maurício Campos, quanto melhor for o mecanismo para a troca de informações entre as polícias, maior será o sucesso no combate à criminalidade. Durante o encontro, o secretário de Defesa Social de Minas Gerais apresentou o modelo de segurança pública adotado em Minas, desde a transformação, em 2002, da Secretaria de Estado de Justiça em Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Como destaque está justamente a integração das polícias civil, militar e corpo de bombeiros e os investimentos feitos para que esse modelo obtenha resultados positivos.

Em todo o Estado são 16 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), 85 unidades prisionais e 28 centros socioeducativos. Ainda neste ano, 15 cadeias públicas, hoje administradas pela polícia civil, serão incorporadas ao sistema prisional da Seds. Outras cinco unidades regionais, entre presídios e penitenciárias, serão inauguradas, liberando cada vez mais policiais civis e militares para os trabalhos de investigação e policiamento ostensivo

Prevenção

Entre as propostas do Ecof Minas também está o estímulo ao cidadão comum pelas medidas de autoproteção. “Segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos, por isso precisamos contar com a ajuda da população. Pequenos cuidados diários podem contribuir muito no combate à violência”, ressaltou o coronel Aquino.

Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande (Amvale) e prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, ressaltou que a presença de tantas autoridades da área de segurança e prefeitos da região significa um reconhecimento a essa ação extremamente importante para as regiões de fronteira.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Vantuir Francisco Jacini, a união das polícias dos quatro estados é um avanço no combate à violência. “Esse encontro simboliza o aperfeiçoamento da nossa forma de trabalhar e de enfrentar a criminalidade”, afirmou.

No evento, as autoridades que representaram a União e os quatro estados envolvidos assinaram uma Carta de Intenções, comprometendo-se a dar seguimento às propostas de compartilhamento de informações, realização de reuniões periódicas e intensificação das relações profissionais daqueles que atuam no pontos limítrofes dos estados.

O 1º Ecof Minas será finalizado nesta sexta-feira (5), com palestras e oficinas com os temas segurança pública e combate à criminalidade.

fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário