segunda-feira, 8 de junho de 2009

Aécio Neves recebe integrantes da Expedição do Rio das Velhas 2009

Coordenador do projeto Manuelzão destaca melhoria ambiental do rio a partir de investimentos do Governo de Minas no projeto estruturador Meta 2010
O governador Aécio Neves recebeu, nesta sexta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o relatório da última Expedição do Rio das Velhas, realizada em maio por integrantes do Projeto Manuelzão, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a solenidade, no Palácio da Liberdade, o coordenador do projeto Manuelzão, Apolo Heringer, explicou que, durante a expedição deste ano, foi possível observar que as águas já estão recuperadas no baixo e médio Rio das Velhas e que o trabalho deve ser intensificado nas regiões historicamente mais degradadas, próximas à Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“No baixo e médio Velhas já se comemora a volta do peixe. Isso é a prova de que, se a gente fizer a nossa parte, a natureza responde. A interferência da Copasa fez a diferença. A empresa está fazendo a sua parte no Rio das Velhas e é uma vitória essa parceria entre a sociedade civil e o Governo de Minas”, afirmou.

Meta 2010
O projeto Manuelzão é parceiro do Governo de Minas no projeto estruturador Meta 2010, que está promovendo a recuperação da qualidade das águas na bacia do Rio das Velhas, maior afluente do Rio São Francisco.
“As principais ações desse governo, especialmente na área ambiental, não foram geradas no gabinete do governador. O Governo teve uma virtude de identificar as prioridades, mas na área ambiental, as principais ações em curso foram construídas e demandadas pelos parceiros”, disse Aécio Neves, em seu pronunciamento.
Através da Copasa, está sendo investido, entre 2004 e 2010, R$ 1,3 bilhão em 172 obras que possibilitam a redução do esgoto lançado nas águas da bacia do Velhas. A mais visível comprovação da melhoria da qualidade da água é a volta do peixe, que já é encontrado até mesmo próximo às áreas que estavam mais degradadas.
Durante a solenidade, o governador recebeu um baú com diversos objetos que representam a diversidade cultural das cidades da bacia do Rio das Velhas.

Expedição
A Expedição Rio das Velhas 2009 discutiu os avanços e desafios da Meta 2010 tendo como referência a expedição realizada em 2003. Os sinais de melhoria foram comprovados pelos caiaqueiros que desceram os 804 quilômetros do rio das Velhas, desde Ouro Preto até Barra do Guaicuí, sem incidentes.
Os resultados foram possíveis com os significativos investimentos que permitiram elevar o volume de esgoto tratado pela Copasa, que passou de 41 milhões de m3 em 2003 para 85 milhões de m3 em 2008. A previsão é que até 2010 sejam tratados cerca de 127 milhões de m3 de esgoto com a intensificação das ações de coleta e tratamento de esgoto na Bacia do Velhas.

Unidades de conservação
Durante a solenidade, a presidente da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, Maria Dalce Ribas, também destacou a parceria com o Governo de Minas, em especial no trabalho nas unidades de conservação da região Norte de Belo Horizonte.
O Governo de Minas tem alcançado bons resultados em outras áreas na preservação do meio ambiente. Levantamentos realizados por organizações ambientais e por órgãos estaduais mostram que houve queda de 72,9% no número de hectares desmatados do bioma da Mata Atlântica, entre 1995 e 2008, e aumento de 25% de hectares de áreas verdes protegidas.
Minas Gerais possui a maior área remanescente de Mata Atlântica no país, com 2,637 milhões hectares e as ações do Estado têm resultado em quedas sucessivas de áreas desmatadas. Segundo dados da SOS Mata Atlântica, entre 1995 e 2000, foram desmatados no Estado 121.061 hectares. Entre 2000 e 2005, o desmatamento caiu para 41.349 hectares e, entre 2005 e 2008, foi de 32.728 hectares.
Minas também se destaca na conservação de áreas protegidas com a criação de novas unidades de preservação, entre elas Parques Estaduais abertos ao público. O Estado possui, atualmente, 167 unidades de conservação, sendo 22 criadas desde 2003, totalizando dois milhões de hectares de áreas protegidas, dos quais 675 mil são de proteção integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário