segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aécio lidera intenção de votos

O governador Aécio Neves (PSDB) e o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), lideram a intenção de voto como pré-candidatos ao governo federal e estadual, respectivamente, entre os eleitores de Uberlândia, de acordo com pesquisa do Instituto Veritá realizada entre os dias 10 e 13 deste mês. Foram aplicados 807 questionários estimulados (com os nomes dos possíveis concorrentes), com eleitores maiores de 16 anos e que residem há mais de um ano na cidade. A margem de erro é de 3,6% pontos percentuais para cima ou para baixo. Para presidente da República, duas hipóteses para candidato do PSDB foram consideradas nos questionários: uma com Aécio Neves e outra com o governador de São Paulo, José Serra. A diferença mais expressiva na intenção de voto apareceu quando Aécio Neves foi citado por 49,7% dos entrevistados que responderam à pergunta: “Se as eleições fossem hoje e os candidatos a presidente fossem estes, em qual deles você votaria?”. Em seguida vieram a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 23,3% das intenções de voto, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), com 16,9%, e a ex-senadora e vereadora em Maceió Heloísa Helena (PSOL), com 10,1%.
José Cruz/ABR
... apareceu entre Aécio Neves e Dilma Rousseff
Com o governador paulista José Serra no lugar de Aécio Neves, os tucanos continuaram liderando a pesquisa. Serra teve o nome mencionado por 41,1% dos consultados que souberam responder à pergunta. Não houve alteração na ordem dos outros pré-candidatos.A ministra Dilma Rousseff, no entanto, subiu 5,1 pontos percentuais em relação à consulta que previa Aécio Neves como candidato. Contra Serra, ela teve 28,4% das intenções. Ciro Gomes caiu 0,2 ponto percentual e teve 16,7%, e Heloísa Helena, 9,8%, uma redução de 0,3 ponto percentual na comparação com a pesquisa que tinha Aécio Neves como candidato tucano. Os percentuais são referentes somente aos entrevistados que citaram nomes nas questões formuladas pelos pesquisadores.

Aécio Neves é o candidato preferido das mulheres
De acordo com o perfil do eleitorado baseado na análise de gênero, escolaridade, renda familiar e ocupação, os postulantes ao Palácio do Planalto do PSDB, que lideram as pesquisas separadamente, têm nichos eleitorais distintos em Uberlândia. O pré-candidato Aécio Neves tem mais ascendência entre mulheres (39,1%), com o ensino fundamental incompleto (40,9%), com renda acima dos dez salários mínimos (R$ 4.650) e entre assalariados informais (51,9%). José Serra tem mais apoio em Uberlândia entre homens (29,9%), com ensino superior completo (25,7%) e empregadores (35,7%). Aécio Neves e José Serra têm em comum faixa etária preponderante dos seus eleitores: pessoas com idade entre 45 e 59 anos.
Eleitorado masculino Seja na disputa com Aécio Neves ou José Serra, tanto Dilma Rousseff como Heloísa Helena têm mais eleitores do sexo masculino do que feminino em Uberlândia. Com Serra pré-candidato, a ministra da Casa Civil tem 22,9% dos eleitores homens e 14,2% mulheres, e a senadora Heloísa Helena, 4,4% contra 2,8%. Enfrentando Aécio Neves, 21,8% são propensos eleitores do sexo masculino e 13,5% do sexo feminino para Dilma Rousseff, e 8,1% de homens e 7,1% de mulheres que pretendem votar em Heloísa Helena.

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2009/06/28/38404/aecio_lidera_intencao_de_votos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário